Segunda-Feira, 11 de Setembro de 2023

Colóquio SPPS

É com imenso prazer que anunciamos o próximo encontro da Sociedade Portuguesa de Psicossomática, o Colóquio “Va pensiero: O Pensamento ao Ataque”, que terá lugar em 3 e 4 de novembro na Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Na continuidade de um espaço de reflexão descomprometido e livre, procuramos pensar os determinantes da saúde num modelo abrangente, bio-psico-socio-ecológico, numa expansão dos modelos clássicos da saúde e do adoecer, procurando integrar a relação entre a pessoa e o mundo que a rodeia, quer numa perspectiva fenomenológica, quer antropológica e sociocultural.
Procuramos também pensar o espaço do próprio pensamento e os constrangimentos a que está sujeito, num mundo submetido a alguns movimentos singulares, que banalizam a violência e escondem o sofrimento, que geram demasiadas certezas e recusam interrogações.
Assim, da saúde à doença, da identidade à vida quotidiana, da cidade até aos mundos da imaginação, propomos uma viagem pelos territórios da psicossomática, na procura de novos significados.
Contamos com o vosso entusiasmo e participação.
Sílvia Ouakinin
(Presidente da SPPS)

"Falta por aqui uma grande razão", falta "uma grande realmente razão". Estas palavras retomadas de um poema de Mário Cesariny — e a "grande realmente razão" que invocam — condensam da melhor maneira a razão que leva a Sociedade Portuguesa de Psicossomática a propor a realização de um colóquio que tem por título Va pensiero: O Pensamento ao Ataque. Com efeito, para onde quer que nos voltemos, dir-se-ia que se tornou comum depararmos não só com o pensamento sob ataque, mas, pior ainda, com a substituição do pensamento pelo brilho da sua ausência, ou por um pensamento mutilado por formatações ideológicas, burocráticas e economicistas que o anulam como momento inerente à acção que começa qualquer coisa de novo e é condição de uma imaginação livre e responsável de uma nossa livre e responsável habitação do mundo, tanto ao nível da existência singular de cada um de nós como ao nível social-histórico colectivo e comum.
 
É contra este ataque ao pensamento enquanto racionalidade dialógica, imaginação reflexiva e acção instituinte, condição da autonomia individual e colectiva de cidadãos que se fazem e formam dando-se e sabendo que se dão a sua própria lei, que a nossa aposta na passagem do pensamento ao ataque se propõe  começar pela reflexão em torno das razões e da "grande realmente razão" que faltam em domínios e dimensões fundamentais, entre outros, da vida em comum da nossa existência quotidiana.  

Aqui estão, pois, os temas que a Sociedade Portuguesa de Psicossomática vos propõe sob o lema "Va Pensiero: O Pensamento ao Ataque", como possível ponto de partida de um debate a continuar:  

  • POLÍTICAS DE SAÚDE. UTOPISMO TECNOCRÁTICO E ECONOMICISMO SANITÁRIO? 
  • IDENTIDADES. PERCURSOS E IMPASSES. 
  • LINGUAGENS INCLUSIVAS E CENSURA. 
  • A QUESTÃO AMBIENTAL. ECOLOGIA E PAISAGISMO. 
  • VIDA QUOTIDIANA, “MULTIDÃO SOLITÁRIA” E DIREITO À CIDADE. 
  • DOS MUNDOS DA IMAGINAÇÃO À IMAGINAÇÃO DO MUNDO.  CRIAÇÃO DE SENTIDO. 
  • BALANÇO E DEBATE FINAL: PENSAMENTO E(M) ACÇÃO.  

Pela Comissão Organizadora,  
Miguel Serras Pereira

As inscrições já se encontram abertas no link:  https://forms.gle/5cCPdWjEysvPVsYGA
Para que a inscrição fique confirmada pedimos que nos envie o comprovativo de pagamento para mail: [email protected]
Qualquer dúvida associada ao colóquio pedimos que envie para o mail: [email protected], dirigido a Ana Fernandes.