Partindo de um olhar integrador e compreensivo do ser humano, sob diferentes ângulos, propomos articular diversos saberes e disciplinas, questionando o reducionismo e abrindo espaço para uma abordagem complexa da saúde e da doença mental.
Mais do que categorias, interessam-nos as formas de adoecer, as experiências subjetivas e os fenómenos sociais que atravessam a vida contemporânea, procurando compreender o ser humano na sua totalidade psicossomática biológica, psíquica e social.
O curso aborda ainda a dignidade humana como eixo central, nas suas dimensões existencial e política, convocando uma reflexão crítica sobre o lugar do sofrimento psíquico no mundo atual.
Inspirados no pensamento complexo (Morin, 2001), procuramos reconsiderar dicotomias tradicionais, - saúde/doença, corpo/mente, indivíduo/sociedade, - para pensá-las como complementares e dialogantes, em vez de excludentes. Trata-se, portanto, de agitar o olhar, de abrir novas possibilidades de compreensão e de intervenção, reconhecendo a riqueza e a complexidade da condição humana.
Programa


Inscrições:

ou