Volume 7 - Nº 1

Burnout e stress ocupacional

Alberto Hespanhol

Embora a palavra stress tenha geralmente uma conotação negativa, Selye sustenta que a reacção de stress não é automaticamente má, nem deve ser evitada, já que o estar vivo é sinónimo de resposta ao stress.

A abordagem contemporânea de stress adopta uma perspectiva interactiva. No modelo interactivo de stress é necessário considerar todos os três grandes domínios conceptuais: as potenciais causas de stress, os moderadores da resposta de stress e as manifestações de stress. As potenciais causas de stress, que existem ou não no ambiente laboral ou na ligação casa/trabalho, em conjunto com as características pessoais de cada indivíduo podem eventualmente conduzir aos sintomas ou às doenças relacionadas com o stress, o qual também pode ser prevenido ou reduzido. As consequências potencialmente negativas que podem advir de lidar inadequadamente com o stress podem-se repercutir a um nível físico, psicológico ou comportamental e causar custos tanto ao indivíduo, como às organizações e sociedade em geral. O stress ocupacional em extremo pode provocar o burnout, uma síndrome caracterizada por três diferentes componentes: exaustão emocional, despersonalização dos outros e ausência de realização pessoal.

7_-1_13.pdf (95,12 kB)
Powered by eZ Publish™ CMS Open Source Web Content Management. Copyright © 1999-2010 eZ Systems AS (except where otherwise noted). All rights reserved.